Fugindo do Estereótipo Padrão!

Quem das meninas quando criança não sonhou uma única vez em ter aquela Barbie maravilhosa pra brincar? Praticamente todas não é mesmo. Criada no final da década de 50 pela Mattel, a tão famosa Barbie tem como seus criadores a Sr. Ruth Handler e seu marido Elliot Handler, donos da Mattel. Eles tinham uma filha com o nome de Bárbara que era apaixonadas por bonecas quando pequena e as tinha como seu brinquedo predileto. Mesmo depois quando a menina começou a adentrar na sua pré-adolescência ela não havia deixado de brincar com as bonecas, foi então que sua mãe decidiu criar uma boneca adolescente, A Barbie. Os primeiros exemplares

da boneca foram vendidos a 3 dólares cada, eram um lote de 340.000 peças do brinquedo. E Adivinha? As vendas foram um sucesso e vários outros modelos foram criados. Em 1961 a Barbie ganha seu parceiro, o Ken. Assim como a Barbie, o boneco também acompanhava a moda da época e evoluía conforme as tendências. Por volta da década de 80 foram criadas Barbies especiais de modelos limitados que traziam a Barbie em várias épocas e sempre com riqueza nos detalhes cujas se tornaram relíquias para os colecionadores.

761842417_305813image23.jpg

De 1958 pra cá as Barbies sempre foram um sucesso inegável em qualquer parte do mundo, mas com o crescimento das mesmas as bonecas originais acabavam por vir com um custo alto e não era todo mundo que poda adquiri-las. O sucesso e o crescimento a tornaram um brinquedo de luxo para muitos. A cada instante novas coleções são lançadas e os estilos da Barbie sempre inovadores,  como a própria criadora diz ela é o símbolo da feminilidade e da cultura pop, mas as novas gerações de meninas não se adaptaram tanto a ela como as gerações anteriores e isso fez com que a tão famosa boneca decaísse em sua popularidade. Diante disso a marca precisou inovar mais do que já havia inovado até ultimamente, foi na última quinta-feira 28/01/2016 os fabricantes da boneca mais famosa do mundo que estava perdendo seu trono anunciaram o lançamento de versões que literalmente quebraram os padrões que até então a Barbie trazia. A boneca foi lançada com 4 formatos de corpos, além de vários tons de pele e cores de cabelo. SIM, ela saiu do estereótipo padrão. Depois de 50 anos sendo padronizada como Loira, magra e de olhos azuis a boneca perfeita quebrou os padrões. Suas novas versões vem com 7 diferentes tons de pele e 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo e fisionomia facial e corporal para se encaixar mais a realidade que estamos e não focar demais em um estereótipo ‘perfeito’ que as crianças de hoje em dia percebem que é um padrão de beleza inatingível.

Vamos conhecer essas 3 versões de corpo das Barbie que já ganharam nosso amor: A primeira delas é a Curvy que vem com o quadril mais largo e bumbum avantajado, junto com ela ainda tem a Tall, mais alta e a Petite, mais baixa.

barbies_body_fran.jpg

É muito importante acrescentar mais realidade aos brinquedos no mundo que estamos hoje em dia para que não haja mais evolução de preconceito com os vários tipos de pessoas que nos cercam durante a vida. É preciso quebrar o paradigma de que as pessoas precisam se encaixar em apenas um estilo, uma linha, um segmento, é preciso aceitar mais uns aos outros!

Espero que tenham gostado, se você curtiu a nova evolução da Barbie deixa seu comentário com a sua opinião.

Mais uma vez obrigado por ter visitado o Dark Blue Diamond, a gente se vê no próximo post!

Beijos de Luz!

 

 

P.S: As imagens foram todas retiradas da internet e segue o link dos sites que as encontrei para as creditações dos blogs e sites. 

www.bebestore.com.br, barbiegirlcollectible.wordpress.com, www.makemefeed.com, http://g1.globo.com/index.html

5 comentários sobre “Fugindo do Estereótipo Padrão!

  1. Amei esse post!
    Eu sempre fui apaixonada e sempre brinquei de Barbie mas nem sabia quem eram os criadores e toda a história, muito legal saber!
    Eu amei essa inovação, porque mesmo que lentamente, as coisas estão ficando menos piores, os preconceitos tem diminuído e criar a Barbie fora dos antigos padrões é ótimo!! Mostra que tem mais pessoas entendendo que não existe padrão de beleza, que ser bonita não é ser loira de olhos claros e magra. Amei!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu achei genial essa ideia. Agora há bonecas parecidas com muitas garotas e isso só mostra que não é feio ser diferente, é especial. Eu nunca vou esquecer aquela postagem da mãe brasileira, em que seu filho tirava uma foto feliz com o boneco do Finn de Star Wars: O Despertar da Força, ele nem sabia quem o personagem era, mas sabia que era como ele. Eu estou feliz com a Curvy, a quero para mim, pois eu estou feliz de ter uma boneca como eu. Um beijo, o blog além de lindo tem um conteúdo muito legal. Um super parabéns e beijão! 😀

    Curtido por 1 pessoa

    • Você feliz com a Curvy e eu com a Tall pela falta de altura haha Sim, também AMEI essa linha, nunca foi feio ser diferente, feio é ser arrogante e ficar julgando os outros sem olhar o próprio nariz. Fico super feliz que tenha gostado do blog! Muito mesmo! Obrigada e volte sempre! Pois o objetivo aqui é não precisar ser o padrão que a sociedade quer ❤

      Curtido por 1 pessoa

      • Sim, somos o grupo da diferença: padrão especial! hahaha Com certeza, boas leituras apetecem a vida. E não precisa agradecer, o que é belo deve ser reconhecido. Beijão! 😀

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s