Cinefilando! Festivais de cinema

Salve galera! Tudo beleza com vocês? Espero que sim! No post de hoje vamos falar sobre alguns dos principais festivais de cinema do mundo. Essa semana falamos sobre o Oscar que acontecerá dia 28 desse mês, mas se você conhece apenas ele ficará surpreso com a quantidade de festivais que cercam essa indústria de magias cinematográficas.

Os festivais são realizados para que cineastas possam mostrar seu trabalho a um público e também que o seu trabalho seja avaliado por críticos profissionais. Apesar de tudo ter começado na França e Itália, onde surgiu o cinema, após a Segunda Guerra Mundial em que a Europa foi arrasada, os americanos começaram a destacar-se com a indústria cinematográfica e nunca mais pararam, atualmente o espaço é divido com muitos países, mas a maioria das pessoas tem como visão única a indústria de cinema americana por suas inúmeras produções que se destacaram no mundo todo. Se você é desses que espera todo ano para ver o tão esperado Oscar, hoje o Dark Blue Diamond traz uma listinha dos principais festivais que realizam premiações aos concorrentes e que também são muito desejados pelos cineastas e que você pode estar acompanhando as notícias e novidades pela web. Anota ai:

EstatuetaOscar

Estatueta do Oscar

The Academy Awards | Oscar

O prêmio é entregue anualmente no mês de fevereiro pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Los Angeles. O prêmio é considerado um reconhecimento ao trabalho dos profissionais na indústria cinematográfica. a cerimônia formal para a entrega da mais famosa estatueta, o Oscar, é a mais antiga cerimônia de premiação midiática.

 

palme-dor-300.jpg

Palma de Ouro

Festival de Cannes

Criado em 1946, também é um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo. Acontece anualmente no mês de maio em Cannes na França. Louis Lumière foi o presidente da primeira edição do festival que teve algumas interrupções durante alguns anos devido a Segunda Guerra e só voltou a ser realizado depois do fim dela.O principal prêmio do evento é a Palma de Ouro.

 

Bertinale – Festival de Berlin

ursoouro-e1361129769969

Urso de Ouro

Um dos maiores festivais da Europa e do mundo, Bertinale, acontece anualmente no mês de fevereiro em Berlim. Por mais estranho que parece ele foi inaugurado no ano de 1951 por inciativa dos Estados Unidos, pois eles ocupavam parte da cidade após a Segunda Guerra, mesmo depois o festival continuou ganhando nome e crescendo no cenário Europeu tornando-se o que é hoje. O prêmio recebido pelos vencedores é o Urso de Ouro e Urso de Prata. Aos curiosos de plantão, a estatueta foi designada pelo fato de o Urso é o símbolo de Berlim e foi criada pela artista Renée Sintenis. 

 

 

leao-de-ouro-festival-de-veneza.jpg

Leão de Ouro

Festival de Veneza

O Festival Internacional de Cinema de Veneza é realizado anualmente  na cidade italiana de Veneza desde o ano de 1932 no Palazzo del Cinema. O festival é parte inclusa da Bienal de Veneza, uma exposição internacional das artes celebrada a cada dois anos na cidade italiana. O festival tem como melhor prêmio, na categoria melhor filme, o Leão de Ouro.

Festival de San Sebastián

O festival que acontece na cidade San Sebastián, ocorre no fim do mês de setembro e é um dos eventos mais importantes da Espanha sobre cinema atraindo diversas celebridades do mundo todo. Ele foi criado no ano de 1953 e foi uma fábrica de talentos da indústria cinematográfica descobrindo novos nomes da área.

Festival Sundance de Cinema

Seu começo foi em agosto de 1978 com o nome de Utah/U.S. Film Festival. 1985,  o Sundance Isitute que tinha como objetivo ajudar os novos cineastas englobou o festival dentro de suas programações dando o enfoque as produções independentes. O festival também acontece anualmente em janeiro em Park City/Utah, evento de onde surgiram nomes como Quentin Tarantino.

Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata

Foi criado em 1954, o festival argentino tinha como objetivo ser uma mostra internacional de cinema, cinco anos mais tarde a Associação de Cronistas Cinematográficos da Argentina assume o evento o transformando em um festival competitivo. Até 1970 o evento ocorria anualmente, mas a ditadura fez com que isso fosse interrompido, anos depois voltou  a ser realizado e é um dos mais importantes eventos de gala do ramo cinematográfico.

Festival de Cinema de Sitges

O Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catauña foi o rimeiro do mundo dedicado ao gênero e um ótimo roteiro para aqueles que desejam contato com novas tecnologias e tendências da produção de cinema. O evento acontece anualmente na cidade costeira de Sitges e premia as melhores produções desde 1967. Nesse festival passam os melhores filmes de terror e do cinema fantástico do mundo.

Festivais Brasileiros

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O festival da capital brasileira foi o primeiro do país e vem acontecendo desde 1965 em setembro, o evento conta com exibições de curtas e longas metragens de todos os gêneros. É realizado no Cine Brasília e e promovido pelo governo do Distrito Federal anualmente. O prêmio principal do festival é o Troféu Candango, o seu nome é uma homenagem aos brasilienses. Mas o diferencial do evento é que os concorrentes aos prêmios devem ser filmes inéditos e de preferência que não tenham sido premiados em qualquer outro festival nacional. Um bom incentivo aos inciantes na área.

Festival de Cinema de Gramado
download

Prêmio Kikito

Realizado anualmente em Gramado-RS, o Festival de Cinema de Gramado atrai celebridades a cada edição do mesmo e premiado com o Kikito, o troféu brasileiro mais famoso. Dedicado aos filmes nacionais desde o princípio, foi a partir de 1992 que as regras alternaram-se e o festival passou a receber obras da América Latina, o festival acontece em agosto.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Muito esperado pelos paulistanos, o festiva criado em 1977 acontece anualmente em São Paulo e é um evento cultural sem fins lucrativos realizado pela ABMIC, a Associação Brasileira de Mostra de Cinema. É realizado em Outubro, o mês oficial do evento. Seu enfoque está nas produções nacionais e internacionais do cinema e arte.

É claro que aqui foi uma pequena amostra dos festivais mais importantes que encontramos na indústria cinematográfica, mas são inúmeros que formam uma lista bem maior, vale a pena conhecer.

Obrigado por ter visitado o Dark Blue Diamond! Nos vemos no próximo post!

Beijos de Luz!

Segue em lista os links para devida creditação de onde as imagens foram retiradas:
www.festivaldegramado.netchambel.netwww.vertentesdocinema.com.brwww.tvredepetropolis.com.brahoradofilme.com.br

4 comentários sobre “Cinefilando! Festivais de cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s