Bloqueio Criativo! Dicas de como superá-lo!

Bloqueio Criativo? Sim, ele existe e é o terror dos amantes da escrita e da criação. Alguma vez na vida você que ama escrever e criar seja por hobby ou por sua profissão já deve ter passado por esse momento trágico. Sim, parece que o drama é muito grande, mas só quem já vivenciou esse pesadelo sabe o quanto ele atrapalha a nossa vida. O bloqueio criativo nada mais é do que aquela travada no seu processo mental, você perde a concentração, as ideias parecem não surgir mais, você tenta escrever, reescrever várias vezes, mas nada da sua imaginação fluir como antes, você sente sua mente pesada e às vezes até bate aquele desânimo, pois é meus caros leitores o mundo parece ter desmoronado em cima da gente e destruído todas as possibilidades de criações possíveis naquele dia. Para algumas pessoas ele dura pouco, mas para outras como eu ele dura dias e isso sim é um pesadelo e a paciência nesse momento de tortura, cadê? Ela não está do nosso lado, certo? Mas, respirar fundo e relaxar pode ser uma boa saída. Em uma das minhas visitas rotineiras a sites que abordam conteúdos de estudo, viajando entre os variados posts daqueles que prendem nossa atenção, eu dei de cara com um tema bem legal e que quando batemos de frente com o monstro dos escritores e criadores é uma ótima arma para tentar se livrar dele. O bloqueio Criativo é normal e como abordamos no início desse post quase todo mundo, senão todo mundo, já passou por ele. Mas como se livrar? Você já pensou nisso ou só esperou ele ir embora? Fazendo uma mescla de tudo o que li sobre combater o bloqueio criativo, vou falar sobre os que eu acredito que podem fazer toda a diferença se transformado como um hábito, foca ai:

  • 1° Relaxe e ouça uma música!

Sua mente, assim como seu corpo, também precisa de descanso. Fatores como stress diário, noites de sono desreguladas, foco nas preocupações e problemas diários e até mesmo o ambiente errado podem prejudicar a sua criação. Portanto, desacelere um pouco, separe um tempo do seu dia para esvaziar a mente. A música ajuda a acalmar, ela é um dos melhores relaxantes mentais que eu já conheci. (Mas, detalhe, ouça de preferência músicas que possuem conteúdo de verdade!)

  • 2° Leia um livro!

Ler um bom livro também é uma ótima opção se você está querendo criar (CRIAR, não copiar!), viajar em novos mundos, novas histórias, conhecer formas diferentes de escrita diversificam seu vocabulário e abrem um leque enorme de conhecimento. Sua imaginação torna-se mais ativa a cada vez que você pratica a leitura. Aposte em lugares diferentes para isso, saia do comodismo de um quarto ou sofá!

  • 3° Conheça conteúdos diferentes e pessoas criativas!

Dedique uma parte de seu tempo para conhecer e ler vários sites e blogs com conteúdos diferenciados do seu, com uma escrita diferente, com uma abordagem diferente! Conhecendo novas perspectivas lhe trará apenas benefícios, conheça o trabalho delas, se questione e pense o que você acha daquilo! O fato de você parar para pensar o seu modo de visão na criação do outro cria novas dimensões de criatividade! Arrisque, pode ser útil!

  • 4° Faça um Brainstorming e um Writestorming! 

Mas Adriane, o que é um Brainstorming e um Writestorming? Bem, a tradução de brainstorming é tempestade cerebral ou mais conhecido como tempestade de ideias! É muito abordado em marketing, já que a prática de criar e inovar é fundamental na área. A prática do brainstorming se dá quando uma equipe/grupo se reúne para debater ideias e objetivos, criando projetos e buscando soluções de problemas e é utilizada geralmente por empresas. Você pode utilizar isso reunindo-se com seus colegas para conversar assuntos do mesmo interesse e debater os problemas, causas e soluções sobre um conteúdo ou listando tudo o que está lhe causando o bloqueio, as possíveis causas e busque soluções para elas, pratique junto com o Writestorming que nada mais é do que o ato de colocar as ideias no papel. Escreva tudo o que você está pensando, anote, rabisque, desenhe suas ideias, mas não as deixe ir embora, pois muitas delas não voltarão depois! Para isso, tenha sempre um caderninho de anotações por perto, se a inspiração aparecer, não deixe de escrever!

  • 5° Assista filmes, documentários, palestras e afins (exceto novela)!

Assistir um bom filme lhe fará sair da zona de conforto e adentrar no mundo imaginário, você se envolve com a trama e isso gera um certo estímulo no nosso cérebro! Procure por filmes que vão lhe inspirar, que abordem o que você gosta de escrever, pode sair muita criatividade depois de uma sessão cinema! Novelas não? Bom, na minha humilde opinião as novelas são muito restringidas em um mundo que estamos cansados de ver. São apenas entretenimento para pessoas que estão acostumadas com o cotidiano e que não saem desse comodismo. Se você gosta de criar, você precisa pegar mundos mais expansivos que lhe permitam usufruir da imaginação ao máximo, é preciso pensar fora da caixa! Afinal você quer criar, não copiar, certo?

  • 6° Crie o hábito e mantenha-o!

Manter o hábito pode ser extremamente complicado para muitas pessoas, mas acredite se você praticar todo dia por pelo menos 30 dias isso se tornará rotina e a partir dai só tem tendência a aumentar a sua bagagem de conhecimento e criatividade! Mas nada que o enlouqueça, tente manter isso de forma saudável, tudo que é abusivo faz mal. Se você sabe que pode esquecer crie uma agenda, mas pratique! Sua saúde mental agradece! Nada se conquista sem disciplina! Pode ser difícil, mas não é impossível!

Espero que tenham gostado das minhas dicas de como eu penso que podemos derrotar esse pesadelo de nós que gostamos de criar e escrever. Comenta ai o seu pesadelo com o bloqueio criativo, você já teve um? Como você fez pra se livrar dele? Vamos dividir nossas experiências! 

Obrigada por ter visitado o Dark Blue Diamond! Seja sempre bem vindo!

Beijos de Luz!!

 

6 comentários sobre “Bloqueio Criativo! Dicas de como superá-lo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s